vinhos vinho vinhedo champagne vinhos tinto . início I artigos I história do vinho I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato
vinhos Paris, França



 

  Pesquisar:

 

  Conheça
  Roma, Itália
  Veneza, Itália

Sites Parceiros:
  Os Cães
  Os Gatos
  Biologia
  Plantas
  Orquídeas
  Empregos

 

Cultivo de uvas
foto: Danielle Scott
"...a uva exige um tratamento rigoroso para que seus parreirais cresçam, enraízem e ofereçam frutas de alta qualidade"

Cultivo de uvas
foto: Francis Storr

"...As boas condições do tempo são essenciais para o crescimento das parreiras. ..."

Cultivo de uvas
foto: peter burge


Cultivo correto de uvas é essencial para diferenciar bons de maus vinhos
.
Cultivo de uvas para fazer vinho
Saiba mais sobre a importância do cultivo adequado. foto: Don Graham

Por Mirella Borelli : : referência: sonoma.com.br

Buscando agradar aos paladares mais sensíveis, as vinícolas estão atentas a diversas características que tornam seus vinhos únicos. Muito mais que cultivar uvas e armazená-las em barricas de madeira ou inox para que ocorra a maturação, todo o processo é minunciosamente calculado para que não exista discrepância de sabor em uma mesma safra.

Tudo começa pelo ingrediente principal: a uva exige um tratamento rigoroso para que seus parreirais cresçam, enraízem e ofereçam frutas de alta qualidade. Apesar dos rigorosos padrões de cultivo e plantio, uma diferença na exposição solar ou na quantidade de água disponível pode modificar drasticamente o sabor da uva, colocando em risco toda a produção de vinhos. Assim, a planta deve ser cultivada em solos pobres com grande diferença entre temperaturas noturnas e diurnas, pouca água e solo pouco adubado.

Isso faz com que a raiz da planta seja profunda e adquira uma quantidade maior de nutrientes do que as uvas vendidas para consumo. O amadurecimento da uva é realizado pela diferença extrema de temperatura e a pouca quantidade de água disponível faz com que o sabor da uva seja mais concentrado.

vinhos especiais

O cultivo é igual para todas as espécies de parreiras?

Para saber qual a melhor maneira de cultivar a uva é preciso estar atento às características que suas espécies privilegiam. Cada tipo de uva possui uma maneira ideal de ser semeada. De acordo com os curadores de vinhos, o conhecimento é tudo que se precisa para encontrar as relíquias escondidas ainda mais que cada tipo de vinho exige uma uva diferente. Por exemplo, o Pinot Noir que possui sabor elegante e envolvente devido aos seus frutos maiores, é extremamente exigente e difícil de cultivar: se alguma mudança brusca da temperatura ou do solo ocorrer, não há nada que se possa fazer.

As boas condições do tempo são essenciais para o crescimento das parreiras. As uvas precisam de climas extremos para se desenvolverem. De acordo com os profissionais, as uvas de amadurecimento tardio precisam estar acima de 1000ºC durante todo o período até sua colheita. O sol abundante também é necessário e calcula-se um total de 1.300h de exposição solar no período de vegetação.

O frio também auxilia nesse desenvolvimento. É nas geadas que a madeira endurece e torna-se resistente às pragas. Assim como o cultivo do arroz, os vinhedos também dependem das características topográficas do terreno para auxiliar no amadurecimento e acidez de seus frutos.

Diferente da crença popular, não é o preço que diferencia os bons dos ruins, eles estão presentes em todas as faixas de custo. Para escolher um bom vinho esteja atento ao país de origem, a variedade da vinha, a vinícola produtora e ao ano da safra.

  Compartilhe

Leia também:
Vinhos italianos
Vinícolas do Brasil e do Mundo
História do vinho

 
 


 

início I artigos I história I vinícolas I degustando I harmonização I acessórios I vídeos I contato

Os Vinhos.com.br - Todos os direitos reservados © 2014